Leia a seguir a íntegra da entrevista concedida por Marcelo Egéa (SerTotal) para o jornalista João Paulo Nucci da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (Ed.265 Fev 2011)
http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI208519-17152,00-EXISTE+FORMULA+PARA+A+PRODUTIVIDADE+TRECHO.html
--------------------------------------------------------------
Existe uma fórmula para ser altamente produtivo no ambiente de trabalho?
Não existe uma fórmula mágica: cada profissional tem um contexto de trabalho e uma dinâmica que precisa ser analisada. Além disso, passamos por momentos diferentes ao longo da carreira, que exigem uma revisão das nossas rotinas. Existem, sim, práticas, hábitos e estratégias que contribuem para a maior produtividade, mas nem todos funcionam da mesma forma para todo mundo. As famosas “dicas” para alta produtividade precisam ser analisadas levando-se em conta as características pessoais, as características da função e o contexto pelo qual passamos. Ser altamente produtivo exige vigilância e reflexão constantes, ao longo de toda a vida.
É possível determinar quais são as características principais que as pessoas altamente produtivas possuem?
Ao longo da minha carreira já treinei e formei muitas gerações de líderes e posso afirmar que qualquer pessoa, não importa o perfil, pode ser produtiva. Cada perfil pessoal tem seus prós e contras em relação à produtividade. Produzir mais nem sempre é ser uma pessoa “pilhada”, que faz mil coisas ao mesmo tempo. Quem tem uma personalidade mais focada, ponderada e analítica planeja mais e evita investir esforços em ações precipitadas. No entanto, o “lado negro” deste tipo de perfil é muitas vezes deixar de aproveitar as oportunidades, sendo mais prático, simples e descomplicado. É preciso diferenciar comportamentos produtivos de perfil. Comportamento se aprende. O perfil nos acompanha ao longo da vida.
É possível aprender a ser produtivo? Qual é o caminho para isso?
O primeiro passo para ser mais produtivo é seguir a velha máxima “conhece-te a ti mesmo”. Quando entendemos quem somos, qual é o nosso perfil, podemos valorizar os pontos fortes e aprender a lidar com os fracos. É preciso ser honesto e estar atento aos feedbacks. O segundo passo é adquirir os comportamentos para áreas em que não temos talento natural. Mudar um hábito é difícil, mas não impossível. Meu conselho aqui é concentrar a atenção em um aspecto que seja muito relevante, ao invés de querer mudar muitas coisas ao mesmo tempo. Seguindo o exemplo que dei anteriormente, uma pessoa focada e comedida precisa aprender a ser mais prático, não tão perfeito, em todas as atividades. É a famosa regra de Pareto: investir 80% do esforço nos 20% dos assuntos mais importantes entre todos que temos que lidar. Esse aprendizado às vezes dura uma vida toda, mas tudo começa com o primeiro passo.
Quais são as práticas básicas que você considera fundamentais para uma pessoa ficar mais produtiva, seja qual for a profissão e a rotina dela?
a. Aceite o fato de que você não pode fazer tudo: algumas pessoas tem muita dificuldade de aceitar que os recursos são limitados e que em produtividade perder em algumas áreas é ganhar em outras.
b. Defina com clareza onde quer chegar, ou seja, suas metas e objetivos realmente importantes. É aqui se define onde queremos ganhar e onde precisaremos perder. Quando ganhamos bastante nas áreas que nos importam, não fica tão difícil perder em outras.
c. Registre seu plano (curto, médio e longo prazo), atualizando-o constantemente. Se você sabe onde quer chegar, lê o seu objetivo e “conversa” com ele todos os dias, mudar a rota, a estratégia ou dar um passo para trás para poder dar três para frente não será um problema. Concentre-se no ponto final e seja criativo para lidar com os obstáculos do caminho.
d. Lide com os obstáculos e as intempéries com bom humor. A vida é cheia de percalços. Rir de si mesmo e encarar nosso lado falível e humano faz muita diferença.
e. Equilibre a vida: não esqueça que sua vida tem, além da instância profissional, o lado pessoal, familiar, espiritual, social. Uma vida saudável é uma vida equilibrada. Bater uma bola com os amigos, se dar o direito a um hobby, recarrega as baterias para correr a milha extra quando necessário.
Quais são os efeitos da alta produtividade na vida das pessoas? Em outras palavras: você considera que pessoas produtivas são mais felizes, por exemplo?
Realizar é concretizar. Ser altamente produtivo para mim tem a ver com concretizar as coisas que desejamos. Sem dúvida isso traz felicidade. As pessoas que vivem reclamando, que são infelizes, não se sentem preenchidas, realizadas. É uma questão de atitude, que se encaixa perfeitamente no que eu disse acima. Falta definir o que querem, olhar para dentro de si com bom-humor e aprender um jeito novo, sabendo que algo será perdido, mas também muito conquistado. Chegar ao final do ano, olhar para trás e contabilizar as realizações dá um prazer enorme.
sábado, 5 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Boa tarde, Marcelo.
Jamais entendi um assunto com tamanha facilidade e simplicidade.
Vai auxiliar a muitos.
Parabéns!
Abraço,
Ana Tereza Lopes Duarte
Parabéns Marcelo, excelente !!!
Principalmente as 5 práticas básicas. Destas, a letra C me parece a mais difício, porque nem sempre temos tempo para reprogramar.
Silvério
Postar um comentário