terça-feira, 9 de junho de 2009

O admirável mundo novo de D.Eunildes

Dona Eunildes é a simpática senhora da foto. Por anos, tem sido o rosto conhecido no atendimento do Kamiya Sushi, um ótimo restaurante japonês na pacata rua Surubim, região da Av.Berrini em São Paulo, que costumo frequentar com meu filho. Numa das nossas últimas visitas Dona Eunildes ofereceu mais que um bom atendimento: me mostrou que a inclusão digital está por toda a parte. Mais que isso - deu provas de que negligenciá-la pode ser um erro fenomenal, não importa sua idade, formação ou área de atuação.
Dona Eunildes, depois de um delicioso jantar, me estendeu um cartão de visitas, convidando-me a entrar em seu site de cursos on line. Isso mesmo. Ela é a feliz proprietária de uma empresa que oferece cursos online (http://www.newcursos.com.br/).
Ela me conta que faz parte de uma rede, uma franquia, em que o franqueado recebe toda a orientação para abrir a sua empresa, registrar seu domínio e oferecer seus produtos. O franqueador oferece a infraestrutura, os produtos e reparte os lucros. Ela entra com a divulgação e a gestão da rotina da loja virtual. Antes desta empresa, ela já havia iniciado sua trajetória de empresária com um site de vendas de produtos. Os cursos são apenas mais um passo nesta feliz jornada.
Vamos às lições que saboreei naquela noite, acompanhado de um tradicional sukiyaki:
  • Como adiantou Chris Anderson no seu livro "A Cauda Longa", a internet abre um horizonte quase inesgotável de oportunidades. Não é necessário ter estoques, nem instalações custosas. Tudo funciona no mundo virtual e pequenas demandas localizadas e específicas podem ser aproveitadas por todos que tenham iniciativa, disposição para tentar e muita criatividade;
  • O mundo é realmente cada vez mais plano: enquanto minha prática com RHs de empresa mostra uma resistência inacreditável à aprendizagem à distância (em todas as suas modalidades), o número de alunos que fazem graduação a distância saltou de 1.682 para 760.599, de 2000 a 2008 (aumentou 451,2 vezes!!!), segundo dados apresentados pelo secretário de Educação a Distância, Carlos Eduardo Bielschowsky no mês de Maio de 2009. (veja a íntegra da notícia em http://wap.noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/2009/05/28/ult105u8124.htm). E a Dona Eunildes pôde dar um salto na carreira e entrar triunfante num dos segementos mais quentes da economia;
  • O interesse, a disposição e a vontade de aprender são o passaporte para desvendar este mundo novo. Canso de ver pós-graduados e profissonais em postos de destaque que não sabem o que é um Blog, se atrapalham e resistem a usar Fóruns e perguntam se Twitter é para comer ou passar no cabelo... (a propósito, quando soube que eu tinha um Blog, Dona Eunildes imediatamente me disse "Puxa, que ótimo! Me passe o endereço que eu quero ler!");
  • A aprendizagem entrou definitivamente no rol dos "produtos". Certamente o mercado se encarregará de separar o joio do trigo. Mas é sensacional imaginar que pessoas até pouco tempo alijadas da aprendizagem profissional poderão, com alguns poucos clicks, capacitar-se e realizar-se nas áreas que desejam;
  • O Brasil tem muita gente boa, disposta a se aventurar e arriscar por uma vida melhor. É um povo criativo, curioso e bem-humorado. Assim como a sorridente Eunildes.

Há muito tempo atrás, quando eu iniciava minha carreira em RH, um estagiário da área me convidou para almoçar em um restaurante japonês. Dizem que o primeiro sashimi ninguém esquece, e eu não fui exceção. Hoje, porém, olhando para trás, agradeço este inesquecível convite. Teria sido uma pena perder todas a iguarias e delícias que a culinária japonesa oferece, além das horas de prazer com meu filho, batendo papo e bebendo saquê.

Mas, sem dúvida, o pior teria sido nunca ter conhecido Dona Eunildes.


Um comentário:

EriKa disse...

Egéa,

Você é uma pessoa que admiro por esta sensibilidade de colher dados e fatos do mundo real e compartilhar pelo mundo virtual. Linda a história de D. Eunildes e maravilhosa a oportunidade que um ser humano pode galgar desde que tenha os 5 sentidos básicos abertos ao mundo!
Abração, EriKa

 
BlogBlogs.Com.Br